O toldo pode ser um aliado na conservação do meio ambiente. Com alguns procedimentos simples podemos, por exemplo, economizar energia elétrica.
São toldos que abrem e fecham, dando a você a opção de escolher quando desfrutar do sol ou não. São caracterizados pela facilidade de manutenção, pois são de fácil manejo.
Dentro dos toldos retráteis temos:
Toldos com braços articulados
São toldos com braços articulados que fazem o movimento de abertura e fechamento do toldo. Podem ter acionamento manual (por manivela) ou automatizado.
São indicados quando a pessoa deseja compor um ambiente de forma diferenciada e se proteger do sol.
Dentro dos toldos com braços articulados temos:
Toldo com acionamento manual:
É o acionamento por manivela.
Pode ser feito com motores, com acionamento através de controle remoto, ou com sensores.
O acionamento automático é indicado para locais onde há necessidade de abrir e fechar a cobertura várias vezes, facilitando o trabalho e oferecendo maior comodidade. Não é indicado para toldos pequenos, pois o custo pode superar o valor da cobertura.
É o mais tradicional. Esse tipo de toldo é o mais indicado em locais onde há muita ocorrência de ventos, já que é preso em diversos lugares das paredes, oferecendo maior estabilidade e segurança.
Este toldo pode ser retrátil com acionamento por manivela, ou pode ser fixo.
São fechamentos de ambientes na vertical, com ou sem visores translúcidos, os chamados corta ventos. Impedem a entrada de vento e chuva.
São toldos normalmente utilizados sobre portas e janelas, e que se recolhem em direção à parede.
É um toldo com braços que esticam a lona em qualquer posição. A lona é mantida esticada devido à tensão constante proporcionada pelos braços. A abertura da cobertura pode ser controlada de 0º a 90º de acordo com a necessidade. São indicados para lugares onde se queira proteção solar, mas com pouco avanço.
Eles são estruturas independentes e podem ser facilmente movidos de um local para outro, para serem usados onde sejam necessários.
Eles podem até mesmo serem transferidos de lugar para seguir a trajetória do sol nascendo e se pondo.
São toldos com vigas dispostas paralelamente, permitindo o fechamento da cobertura por etapa.
São as coberturas para passagem de pessoas, normalmente instaladas em entradas de prédios.